O que é Gestão Financeira?

O que é Gestão Financeira?
Nucont | Publicado em

O que é Gestão Financeira?

Gestão Financeira é uma atividade fundamental para otimizar os recursos financeiros disponíveis na sua empresa e ajudá-la a atingir os seus objetivos, principalmente aumentar a lucratividade e sanar gastos.


É o conjunto de medidas para monitorar os ganhos e gastos da empresa. Basicamente, estamos falando sobre planejar, controlar e analisar as atividades que envolvam movimentação de dinheiro.

É uma postura importante para os empresários, pois tem o objetivo de trazer lucro para o negócio. Afinal, as contas precisam terminar no azul, caso contrário você corre o risco de investir mais do que arrecada e pode até levar o empreendimento à falência.

 

Qual é o papel da gestão financeira no negócio?

Uma das principais funções da Gestão Financeira é o monitoramento do fluxo de caixa. Quando você controla as entradas e saídas, sabe exatamente quanto dinheiro a empresa tem à disposição para pagar as contas do mês.

Não é apenas isso, gerir as finanças também significa planejar o futuro. Um exemplo disso é que dá para juntar uma quantia e investi-la em melhorias, como a compra de novos equipamentos ou a abertura de uma filial. Assim, o negócio não contrai dívidas com empréstimos ou financiamentos impossíveis de pagar.

 

Benefícios da gestão financeira para empreendedores

Quando você, empreendedor(a), conhece a própria situação financeira e sabe exatamente o que pode e o que não pode fazer no dia a dia, você garante vantagens competitivas, como:

  • Redução de custos: o gestor entende onde estão as maiores fontes de gasto e pode encontrar alternativas mais econômicas;
  • Precificação inteligente: estabelecer um valor que o público possa pagar e que renda uma boa margem de lucro, mas com espaço para descontos de vez em quando (o que ajuda a fidelizar a clientela);
  • Priorização das contas mais urgentes: de modo que os pagamentos não atrasem e as dívidas não virem uma bola de neve;
  • Planejamento financeiro: consiste em segurar as despesas nos períodos de crise e aguardar a época certa para realizar investimentos mais robustos. Dessa forma, não há risco de dar um passo maior que a perna.

Tendo um bom planejamento financeiro, também é possível controlar as entradas e as saídas de dinheiro.

É essencial falar sobre a importância da Gestão Financeira e, claro, se tiver mais alguma dúvida, a gente te ajuda!