O que você precisa saber sobre o câncer de próstata

O que você precisa saber sobre o câncer de próstata
Nucont | Publicado em

O que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Novembro chegou e antes de nos deixarmos levar pelo clima da Copa do Mundo, devemos lembrar que estamos no mês mundial de combate ao câncer de próstata, que tem por objetivo alertar a todos sobre a importância de conhecer essa doença e da realização de um diagnóstico precoce sobre ela.


Prevenção e tabu

A campanha não é apenas sobre prevenção, mas também visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal).

Muitos homens cometem o grande erro de não procurarem um urologista, assim o diagnóstico não é realizado no tempo certo para tratar a doença.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa da morte de 28,6% da população masculina.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ele pode estar diretamente relacionado com a idade do paciente, uma vez que mais de 70% dos doentes foram diagnosticados aos seus 65 anos ou mais.

 

Sintomas da doença

No primeiro momento, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer já é um fato preocupante, pois cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Nesta fase, os sintomas são dores ósseas, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco podemos destacar o histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), obesidade e desigualdade social, uma vez que segundo pesquisa do oncologista André Deeke Sasse, membro da Asco (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), o risco de um homem negro morrer vítima do câncer de próstata é o dobro do que o de um homem branco.

Não existem diferenças biológicas entre eles, o problema são as desigualdades sociais que dificultam o acesso dessa parcela da sociedade a consultas preventivas e, também, os tabus.

 

Tratamento e prevenção

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco como por exemplo, casos na família, ou mesmo com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura (principalmente as de origem animal), ajuda a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

“Drible o preconceito e agende já o seu exame de próstata. A sua vida pode depender disso”