A importância do relacionamento

A importância do relacionamento
Nucont | Publicado em

A importância do relacionamento

Hoje, pela internet, é fácil achar um produto em várias empresas diferentes, mas um atendimento diferenciado pode ser a porta de entrada para clientes fecharem negócio com a sua empresa e mais do que isso, garantir a sua fidelidade.


De acordo com o Google, o significado de relacionamento é:

  1. Ato ou efeito de relacionar(-se).
  2. Capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com seus semelhantes.


Não é segredo para ninguém que ter um bom relacionamento com os clientes gera bons frutos.

Fica cada vez mais fácil chegar até o cliente com a utilização da internet e outros meios de comunicação, porém, fidelizar esse cliente já é uma outra história.

Hoje, pela internet, é fácil achar um produto em várias empresas diferentes, mas um atendimento diferenciado pode ser a porta de entrada para clientes fecharem negócio com a sua empresa e ,mais do que isso, garantir a sua fidelidade.

Para um bom relacionamento, a principal atitude deve ser empatia ou se colocar no lugar do outro.

 

Exemplo prático:

A consumidora foi até uma empresária que vende lingerie, buscando um modelo que achou na internet, mas a empresária não tinha o modelo.

Muitos poderiam já perder a venda aqui, pois não tem o modelo na loja, mas se a empresária se colocar no lugar da consumidora e pensar além, pode gerar esse bom relacionamento e, posteriormente, grandes vendas. Observe:

A empresária vendo o brilho nos olhos da consumidora, salvou o contato dela e pediu um prazo para tentar encontrar o modelo em um de seus fornecedores, a consumidora saiu da loja radiante aguardando o contato.

A venda ainda não ocorreu, mas já gerou uma boa expectativa na cliente, vamos seguir:

 

A empresária achou algumas peças semelhantes às desejadas pela consumidora em um de seus fornecedores e fez o pedido pela internet. Quando as peças chegaram, observou que a qualidade dos produtos não era boa, porém o preço e envio dos produtos foi excelente.

A preocupação com a qualidade do produto vendido aos seus clientes é uma forma de empatia, pois demonstra preocupação com a experiência do cliente com o produto e não simplesmente com a venda.

 

A empresária entrou em contato com o fornecedor e procurou saber como poderia trocar a mercadoria, o fornecedor pediu para a empresária ir até uma loja próxima e procurar uma atendente e, no mesmo instante, foi enviada a localização e os possíveis meios de transporte até a loja.

Perceba que o fornecedor também está se preocupando com o relacionamento, você já chegou a se preocupar como o seu cliente vai chegar até o seu estabelecimento?


Quando a empresária chegou ao fornecedor, foi prontamente enviada à atendente. Depois de uma conversa amistosa e confortável, em um espaço separado na loja do fornecedor, a atendente ouviu as necessidades da empresária e indicou vários produtos, condizentes com o perfil de sua loja e também mostrou várias novidades, além de cadastrá-la no plano de fidelidade do fornecedor para ter mais benefícios e descontos.

Mesmo a empresária tendo uma experiência ruim com a compra, ficou muito satisfeita devido a resolução ágil do problema.

A empresária se sentiu tão bem, que assim que saiu da loja, viu uma caixinha de feedback no fornecedor e deixou vários elogios.

 

Feedbacks são importantes 

Procure de alguma forma receber feedback de seus clientes, assim você poderá medir se as ações da sua empresa estão indo conforme o planejado. Entender as reais necessidades dos seus clientes vai possibilitar se colocar no lugar do outro mais facilmente.

Na reunião semanal do fornecedor com seus colaboradores, ele leu o feedback da empresária para todos terem conhecimento. A atendente ficou emocionada ao receber vários elogios, assim se sentiu reconhecida para continuar com seu excelente trabalho. 

O fornecedor aproveitou e também pontuou vários planos de crescimento para a empresa, perguntou aos colaboradores o que eles achavam e se tinham alguma ideia ou sugestão para o crescimento da empresa.

Informar seus colaboradores a respeito dos objetivos e metas, ajuda a todos a caminharem rumo ao mesmo objetivo. Escutar e entender as necessidades deles, vai potencializar a velocidade para atingir os objetivos do negócio. Esse tipo de atitude também gera um melhor relacionamento entre os colaboradores e a empresa e, consequentemente, uma maior produtividade.

Mas e a história da empresária e da consumidora?

Depois das dicas da atendente do fornecedor para a empresária, que conseguiu entregar a peça dos sonhos para a consumidora, ela ficou tão feliz e satisfeita, que  indicou várias outras clientes.

 

Você acha que acabou por aqui?

A empresária está criando um modelo de fidelização, parecido com o do fornecedor. Para isso, ela está formando uma rede de parceiros.

Essa história representa como uma rede de parceiros pode ajudar a alavancar as vendas do seu negócio, descobrir mais e melhores ferramentas, achar novos fornecedores e conseguir mais clientes. 

Por esse motivo, é importante ter o seu contador como um parceiro do seu negócio. Além de trazer informações importantes para a tomada de decisão da sua empresa, ele pode te ajudar a construir novos relacionamentos e aumentar ainda mais a sua rede de contatos. 

E aí, que tal se relacionar com a nossa equipe hoje para saber como podemos alavancar, juntos, o seu negócio?