4 Dicas para se posicionar melhor no mercado

4 Dicas para se posicionar melhor no mercado
Otimizzei | Publicado em

4 Dicas para se posicionar melhor no mercado

Quando falamos de mercado estamos falando de um mecanismo que muda todos os dias e que está em evolução constante. Sendo assim, quem não se adepta, possivelmente será engolido pela concorrência. Daí a importância de estar atento às mudanças. E como perceber isso? É possível perceber essas mudanças e se adaptar com planejamento e estratégias bem definidas de posicionamento de mercado.


Agora você se pergunta: Por que devo ter um posicionamento? Por onde eu começo? O que devo fazer? Fique tranquilo! Vou te ajudar. 


Posicionar-se no mercado não se resume apenas na venda do seu produto ou serviço, mas no quanto sua marca impacta as pessoas e o quanto elas desejam fazer parte do seu hall de clientes. 

Pronto para saber os 4 passos para você rever e executar suas estratégias?


1 – Defina seu nicho de mercado

Nicho  é a segmentação do mercado onde você atua, ou seja, é identificar as pessoas  que seu produto atende. Por exemplo: uma loja de roupas com o foco em atender mulheres  de até 30 anos que tem a vida corrida e precisa de um atendimento personalizado e ágil.  Isso é nicho de mercado.  

Entender quais são suas objeções, desejos e necessidades é fundamental para termos clareza dos interesses do público e então conquistar mais clientes. 

Para que você consiga definir o seu nicho, é interessante  se basear nos diferenciais do seu negócio.Ter em mente algo inovador facilita o ganho de espaço no mercado e a conquista de uma vantagem realmente competitiva em relação à concorrência.  


2 – Pesquisa, pesquisa e pesquisa!

Na etapa 1, entendemos sobre o nicho que sua empresa atende.  Contudo, é importante pesquisar sempre como está o esse público em relação ao mercado, ao produto e se as estratégias ainda são eficazes.

A pesquisa de campo é algo muito comum no mercado e com excelentes resultados. Diante de variadas  técnicas, vamos ver  sobre o grupo focal.


Grupo focal é o agrupamento de diferentes perfis em um mesmo ambiente, onde são guiados por um orientador que fará algumas perguntas chaves. Desse modo, é possível identificar as objeções, as necessidades, os diferenciais, as reações frente às interações com diferentes perspectivas e a propensão à mudança. Essa entrevista tem como  benefício fornecer informações mais específicas de quem é e como se comporta o seu público alvo. 


3 – Definindo os canais e alinhando com propósito

Já se sabe quem é o seu cliente e como ele se comporta por meio de pesquisas, agora  como você irá impacta-lo? Algo que muitas empresas erram é não divulgar  seu propósito, ou seja, o marketing  tem que levar o real objetivo que a empresa tem com o seu público. 


De acordo com o pai do Marketing, Philip Kotler, as pessoas consomem um produto ou serviço uma vez que se sintam próximas ao propósito da empresa, sendo ele similar a um problema enfrentado na vida pessoal. 

As pessoas não querem apenas comprar ou contratar, e sim se sentir representadas, compreendidas, fortalecidas e o mais importante, querem se sentir parte da sua marca.


4 – Foque no seu público!

Um erro que as empresas cometem muito em relação ao mercado é onde colocam a atenção. Com a concorrência cada vez maior, muitas vezes tendem a colocar o foco no concorrente, deixando de observar assim o principal motivo da existência da empresa, o cliente. 


A evolução do mercado é constante da mesma forma que a evolução do cliente, portanto novas tecnologias vão aparecer e com isso novas demandas e tendências, portanto precisamos estar atentos ao que o nosso cliente quer de novidade, e não o que o mercado oferece, pois nem tudo será interessante ao nosso público. O essencial para não cairmos nessa armadilha, é sempre estar atento ao que está chegando no mercado, mas saber filtrar, questionar e validar essas novidades, de forma que vamos evoluir juntos, mas sempre de acordo com nosso maior foco, o cliente.


Se erramos? Mudamos! E assim seguimos! Não há problema em errar, o problema segue em permanecermos não tendo identidade, não prospectando pessoas alinhadas com o nosso objetivo e assim não vendo o crescimento da nossa empresa.


Uma parte de cada vez, um dia de cada vez, nós podemos conquistar quaisquer objetivos a que nos propomos.” — Karen Casey