As 4 principais doenças das empresas: Undertrading
As 4 principais doenças das empresas: Undertrading
Enquanto no overtrading a margem praticada é baixa e insuficiente para sustentar a operação, no undertrading a empresa pode ter pecado no excesso de margem, colocando à venda um produto ou serviço considerado caro pelo seu público, resultando em baixas vendas.
Este texto faz parte de uma série de artigos sobre as quatro principais doenças das empresas.
- [06/04] - Overtrading
- [13/04] - Excesso de endividamento
- [20/04] - Undertrading
- [27/04] - Insolvência financeira
Estou em um momento de queda no faturamento. Minha empresa está doente?
A queda do faturamento é um sintoma de uma doença financeira conhecida como undertrading.
Enquanto no overtrading a margem praticada é baixa e insuficiente para sustentar a operação, no undertrading a empresa pode ter pecado no excesso de margem, colocando à venda um produto ou serviço considerado caro pelo seu público, resultando em baixas vendas.
O Undertrading é caracterizado por uma organização que tem capacidade de atender um volume maior de operação do que a praticada atualmente. Ou seja, a rentabilidade do capital investido está abaixo do que foi planejado.
Como em uma consulta médica, é necessário uma análise mais profunda na vida do paciente, e até mesmo exames complementares, para se chegar a um diagnóstico e tratamento adequado. Na saúde das empresas não é diferente. Precisamos investigar diversos pontos antes de afirmar que uma empresa está doente.
Um dos sintomas que servem como alerta, é a queda no faturamento por meses consecutivos. Como não temos um período definido pelos estudiosos, indicamos que seja um sinal de alerta a partir de 02 meses.
Algumas possíveis causas para o “undertrading”, são: estimativa de vendas acima da realidade; margens praticadas acima do mercado; produto pouco diferenciado; entre outras. Também devemos observar fatores externos, como a concorrência, que pode forçar a empresa a operar fora do planejado.
Para um diagnóstico mais assertivo, é importante analisar alguns indicadores, como: fluxo de resultados, variação de caixa e markup. Seguem imagens ilustrativas desses indicadores em um cenário de undertrading.
Queda no faturamento por três meses consecutivos:
Variação de caixa negativa:
Markup alto:
Depois de diagnosticado o cenário de “undertrading”, o próximo passo é planejar um tratamento que tenha como objetivo aumentar as receitas, reduzir o estoque e aumentar as receitas financeiras.
Algumas medidas que podem ser feitas para atingir esses objetivos, são: traçar novas estratégias de vendas, fazer promoções e oferecer descontos; diminuir o estoque parado e reduzir as retiradas dos sócios.
Para um diagnóstico mais assertivo sobre sua empresa, reforçamos a necessidade de uma análise bem feita antes de tomar alguma decisão. E, assim como os médicos são os profissionais qualificados para cuidar da nossa saúde, o especialista capacitado para cuidar do bem-estar financeiro das organizações é o contador. Contate o seu parceiro contábil, aproveite esse profissional e conheça os detalhes da sua empresa.