As 4 principais doenças das empresas: Undertrading

As 4 principais doenças das empresas: Undertrading
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As 4 principais doenças das empresas: Undertrading

Enquanto no overtrading a margem praticada é baixa e insuficiente para sustentar a operação, no undertrading a empresa pode ter pecado no excesso de margem, colocando à venda um produto ou serviço considerado caro pelo seu público, resultando em baixas vendas.


Este texto faz parte de uma série de artigos sobre as quatro principais doenças das empresas. 

 

  • [06/04] - Overtrading
  • [13/04] - Excesso de endividamento
  • [20/04] - Undertrading
  • [27/04] - Insolvência financeira


Estou em um momento de queda no faturamento. Minha empresa está doente?

A queda do faturamento é um sintoma de uma doença financeira conhecida como undertrading. 


Enquanto no overtrading a margem praticada é baixa e insuficiente para sustentar a operação, no undertrading a empresa pode ter pecado no excesso de margem, colocando à venda um produto ou serviço considerado caro pelo seu público, resultando em baixas vendas. 


O Undertrading é caracterizado por uma organização que tem capacidade de atender um volume maior de operação do que a praticada atualmente. Ou seja, a rentabilidade do capital investido está abaixo do que foi planejado.


Como em uma consulta médica, é necessário uma análise mais profunda na vida do paciente, e até mesmo exames complementares, para se chegar a um diagnóstico e tratamento adequado. Na saúde das empresas não é diferente. Precisamos investigar diversos pontos antes de afirmar que uma empresa está doente.


Um dos sintomas que servem como alerta, é a queda no faturamento por meses consecutivos. Como não temos um período definido pelos estudiosos, indicamos que seja um sinal de alerta a partir de 02 meses.


Algumas possíveis causas para o “undertrading”, são: estimativa de vendas acima da realidade; margens praticadas acima do mercado; produto pouco diferenciado;  entre outras. Também devemos observar fatores externos, como a concorrência, que pode forçar a empresa a operar fora do planejado.

Para um diagnóstico mais assertivo, é importante analisar alguns indicadores, como: fluxo de resultados, variação de caixa e markup. Seguem imagens ilustrativas desses indicadores em um cenário de undertrading.


Queda no faturamento por três meses consecutivos:


Variação de caixa negativa: 


Markup alto: 


Depois de diagnosticado o cenário de “undertrading”, o próximo passo é planejar um tratamento que tenha como objetivo aumentar as receitas, reduzir o estoque e aumentar as receitas financeiras. 


Algumas medidas que podem ser feitas para atingir esses objetivos, são: traçar novas estratégias de vendas, fazer promoções e oferecer descontos;  diminuir o estoque parado e reduzir as retiradas dos sócios. 


Para um diagnóstico mais assertivo sobre sua empresa, reforçamos a necessidade de uma análise bem feita antes de tomar alguma decisão. E, assim como os médicos são os profissionais qualificados para cuidar da nossa saúde, o especialista capacitado para cuidar do bem-estar financeiro das organizações é o contador. Contate o seu parceiro contábil, aproveite esse profissional e conheça os detalhes da sua empresa.