As 4 principais doenças das empresas: Excesso de endividamento

As 4 principais doenças das empresas: Excesso de endividamento
Otimizzei | Publicado em

As 4 principais doenças das empresas: Excesso de endividamento

Este texto faz parte de uma série de artigos sobre as quatro principais doenças das empresas. Captar recursos de terceiros para financiar as atividades da empresa não é nenhum pecado, pelo contrário, é uma excelente forma de alavancar os resultados e atingir uma maior rentabilidade.


Este texto faz parte de uma série de artigos sobre as quatro principais doenças das empresas. 

 

  • [06/04] - Overtrading
  • [13/04] - Excesso de endividamento
  • [20/04] - Undertrading
  • [27/04] - Insolvência Financeira


O que é o excesso de endividamento? 


O excesso de endividamento é quando a empresa excede um limite de captação de recursos de terceiros.  

Captar recursos de terceiros para financiar as atividades da empresa não é nenhum pecado, pelo contrário, é uma excelente forma de alavancar os resultados e atingir uma maior rentabilidade. 


O capital de terceiros, mesmo sendo oneroso, pode ser mais barato do que utilizar os recursos próprios da empresa ou dos sócios para financiar a operação.

Porém, existe um limite aceitável para isso e, caso ele seja ultrapassado, a empresa passa a ter excesso de endividamento, e corre um sério risco de insolvência.


O grau de endividamento da empresa, também chamado de “alavancagem” ou de “leverage” é um ótimo indicador para sabermos se a empresa está ou não correndo riscos de possuir excesso de recursos de terceiros, ou seja, o quanto essa empresa está sendo mantida por capital de terceiros e se isso está dando retorno ou não para esses terceiros.


Se o Leverage da empresa for maior que 3,33, significa que a empresa se endividou em excesso e está a caminho da falência.


Leverage: 

O Leverage menor que 1% também pode ser preocupante, pois significa que a empresa está trabalhando apenas com seus próprios recursos. 


Outro indicador que pode auxiliar nessa análise é o de  Estrutura de Capital: 

Existe também um estudo que se o grau de endividamento, ou seja, capital de terceiros da empresa for igual ou superior a 70%, a probabilidade dessa empresa regredir nesse índice é muito difícil.

Por que isso acontece:
  • Utilização inadequada do cheque especial;
  • Antecipação de recebíveis sem estudo;
  • Excesso de empréstimo a curto prazo;
  • Falta de garantia de empréstimo a longo prazo.

Como Resolver:
  • Renegociar dívidas;
  • Diminuir o prazo de recebimento e aumentar o prazo de pagamento junto a fornecedores;
  • Integralização de Capital (sócios ou investidores);

Uma empresa nessa situação dificilmente conseguiria contrair empréstimos junto a instituições financeiras, porque a conclusão é clara: “não vale a pena colocar o meu dinheiro na sua empresa, porque seus ativos estão todos comprometidos e a empresa não tem garantias para me oferecer”. É importante conversar com o seu contador e entender ainda mais sobre o seu negócio e como está a saúde dele para melhor tomada de decisão.