Vamos falar sobre Investimentos Financeiros?

Vamos falar sobre Investimentos Financeiros?
Otimizzei | Publicado em

Vamos falar sobre Investimentos Financeiros?

É interessante saber sobre investimento para seu negócio e conhecer as opções que o mercado tem para oferecer. A cada dia essas opções aumentam e é necessário estudar em profundidade as vantagens e desvantagens de cada uma, levando em conta o objetivo para o qual o recurso será destinado.


No caso dos investimentos, não basta olhar apenas para o acionista e o lucro, é preciso adicionar uma nova perspectiva, a do impacto, que considera onde irá implicar dentro do seu negócio. 

É necessário saber e comprovar que a empresa está preparada para honrar o investimento hoje e no futuro. Mesmo se você for um novo empresário, que ainda está estruturando seu negócio, você precisa demonstrar que a sua conduta está suportada por boas práticas organizacionais e de governança.

Tenho aqui 3 dicas de investimentos que são considerados os mais seguros.

(Dados extraídos do site: https://riconnect.rico.com.vc/blog/tipos-de-investimentos)


São eles:


1. Tesouro Direto

 

O Tesouro Direto é a nova poupança. É tão seguro quanto, mas possui uma rentabilidade muito superior.

Na verdade, o Tesouro Direto não é um investimento em si, mas sim uma plataforma que abriga títulos públicos.

Eles são o Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado.

Todos são emitidos pelo Governo. Por isso, são tão seguros. No entanto, se você não quer correr o risco de precisar do dinheiro e não poder resgatar sem perdas, o melhor tipo para você é o Tesouro Selic.

Ele rende aproximadamente 100% do CDI e pode ser resgatado a qualquer momento sem perdas.


2. CDB


O Certificado de Depósito Bancário é outro título de renda fixa muito popular. Ele é emitido por bancos e é muito seguro. Assim como o Tesouro Direto, existem muitos tipos de títulos. Existem ativos com liquidez diária, indexados ao CDI, indexados ao IPCA e até mesmo prefixados.


Mas e se o banco falir? Bom, todo CDB é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Dessa forma, caso qualquer coisa aconteça com o banco emissor,  o FGC garante o seu capital e rendimento até R $250.000 por CPF e instituição financeira. Então, evite aplicar mais do que isso em um único banco.


3. LCI e LCA


As Letras de Crédito Imobiliárias e Letras de Crédito do Agronegócio são ótimos investimentos de renda fixa.

Elas são muito seguras e também são garantidas pelo FGC. O seu grande diferencial é que são isentos de Imposto de Renda.


Mesmo assim, pode ser que outros investimentos de renda fixa com tributação rendam mais. Então, sempre simule seus investimentos e calcule todas as taxas para encontrar a melhor opção.

Esse ativo possui uma desvantagem: normalmente eles são títulos que possuem prazos a partir de 180 dias e o seu investimento inicial costuma ser um pouco mais alto.


Como em qualquer investimento, os investidores devem avaliar os riscos, verificar a adequação do seu perfil aos produtos existentes e alinhar entendimento e expectativas em relação ao impacto e ao retorno esperados.

Dica de ouro: antes de investir, pense em onde alocar os seus recursos, contribuindo para forjar o mundo em que gostaria de viver. Procure seu contador e se informe melhor a respeito.