5 passos iniciais para começar seu e-Commerce da maneira certa

5 passos iniciais para começar seu e-Commerce da maneira certa
Bruno Anderson | Publicado em

5 passos iniciais para começar seu e-Commerce da maneira certa

O setor digital de comércio atrai, atualmente, milhões de clientes e consumidores dos mais diversos nichos. Dados da Synapcom, empresa líder em full commerce no Brasil e na América Latina, apontam que transações vindas do comércio eletrônico obtiveram crescimentos exorbitantes, isso contando apenas o primeiro trimestre de 2021.


No nordeste, por exemplo, as porcentagens foram de incríveis 671% de crescimento, esses valores demonstram que o setor cresceu mesmo no contexto da pandemia. Na verdade, estudos indicam que a pandemia foi um dos fatores que “incendiaram” ainda mais o e-commerce; com as restrições de saída e o medo de sair de casa, os pedidos online se tornaram a alternativa perfeita para realizar compras rápidas e com segurança. 


Mas não pense que isso se estende somente à produtos e serviços, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais da METADE das encomendas online entre março de 2020 e abril de 2021 foram delivery de alimentos, correspondendo a cerda de 55% das vendas, quase o dobro do ano de 2019.


O modelo de compras e vendas online se tornou uma vitrine para expor produtos e serviços e conhecer novos mercados.


E você? Já está inserido nesse mercado? Pois, se ainda não está e pensa que já perdeu o bonde (ou o Uber), saiba que a melhor hora para começar é agora, independente do mercado já estar presente a algum tempo, o mais importante é iniciar o processo de maneira solida e constante, lentamente você vai conhecer e adquirir mais mercado e consolidar sua marca no mundo virtual.


E para te ajudar, vou te falar sobre os 5 passos iniciais para começar seu e-Commerce da maneira certa.


1 – Projetar e Planejar

Muitas vezes ficamos empolgados com novas mudanças e projetos, com isso queremos partir logo para a ação. Mas não é esse o jeito o certo de iniciar. A primeira parte pode parecer chata para alguns, mas é um dos passos mais importantes para iniciar, tanto o seu negócio, quanto um novo projeto.


Estou falando de sentar e botar tudo no papel (ou no PC), o que exatamente você quer vender na internet? Que tipos de clientes você encontrará nesse ambiente? Como levar o seu produto até o consumidor após comprado? Vai atender nacionalmente? Regionalmente? Só na sua cidade? 


Essas perguntas demandam um certo tempo para serem corretamente respondidas, mas não respondê-las dificultam e muito o crescimento do negócio, estagnando as vendas.


2 – Público-alvo

Aqui você vai determinar para qual público o seu negócio focará, e isso consiste em idade, gênero, estilo de vida, entre diversos outros. Pode parecer trabalhoso assim como o primeiro, mas é importante delimitar o público para não perder tempo tentando vender para outras pessoas que não tem interesse no seu produto.


3 – Canal de Vendas

Se você completou os passos anteriores, está na hora de saber o canal adequado para divulgar seus produtos ou serviços. As redes sociais se tornaram verdadeiros polos de venda nos últimos anos, tanto que praticamente todas elas possuem uma versão de comércio e funções integradas e próprias para realizar negócios, então vale a pena dar uma olhada e verificar se este não é um bom meio de divulgar e aproveitar o alcance que as mídias digitais possuem para crescer no E-commerce.


Mas quem sabe você queira um site próprio, dedicado à sua loja. O bom desse modelo é a disponibilidade de muitas informações acerca do produto ou serviço oferecido. Quem sabe até automatizando todo o processo, desde a escolha até o pagamento. Mas esteja atento para que a criação de sites de qualidade demanda um pouquinho de tempo, pois se for feito as pressas ou sem cuidado adequado, passará a impressão de desorganização e desleixo para os clientes que visitarem, afetando negativamente a imagem da loja.


O marketplace também é um ótimo modelo para começar a vender, principalmente para iniciantes que ainda não possuem nome conhecido no mercado, pois serão utilizados canais já consolidados no mercado para realizar sua venda.


Cada um possui vantagens e desvantagens e cabe a você empreendedor escolher a opção que trará maiores benefícios para sua empresa


4 – Atendimento

Esteja preparado para realizar atendimentos, o contato inicial com o cliente é crucial para que as vendas aconteçam, então esteja atento a isso. Delimite horários e não deixe nenhuma mensagem pendente, pois algum cliente em potencial pode deixar de comprar simplesmente pelo fato de não ter sido respondido. Então crie uma equipe que esteja sempre alerta a novos consumidores e consiga sanar as dúvidas e problemas de maneira educada e eficiente.


5 – Marketing Digital

Se você quer que seu negócio cresça na internet, precisa investir no Marketing, pois ele é a porta de entrada da sua loja virtual. Os clientes com toda certeza vão procurar por referências online acerca do seu trabalho e o Marketing Digital é que disponibilizará um primeiro contato positivo, atuando como um intermediário invisível. Então cuide bem da aparência do seu site ou da rede social em que está expondo seus produtos, sempre organizando e sendo presente, através de novidades e interações com os consumidores.


Seguindo esses passos você com certeza estará mais perto de lançar a sua marca  no mundo do E-commerce!


🚀 Curtiu? Compartilha ou deixa um comentário 😉.