Empreendedorismo digital, o que é, dicas e como seguir por este caminho

Empreendedorismo digital, o que é, dicas e como seguir por este caminho
Vinícius Lacerda | Publicado em

Empreendedorismo digital, o que é, dicas e como seguir por este caminho

Estamos (ao menos é o que as pesquisas dizem) bem longe do final da pandemia, e um fato é que desde o início da pandemia, o mundo mudou drasticamente. Fomos do trabalho presencial ao home office, dos encontros ao distanciamento social, das festas para o Netflix em casa, e isso tudo, por consequência da COVID19. Claro, o mundo mudou e com isso trouxe uma mudança drástica para o Empreendedorismo.


O empreendedorismo digital já existia a muitos anos, apesar de todos os aspectos ruins da pandemia, podemos computar a ela a potencialização de várias pessoas (que até se tornaram empresas ) que estouraram nas redes sociais, muitas vezes com bastante conteúdo ou danças no tiktok. Risus.


Às vezes você não tem nem noção do quanto o empreendedorismo digital está presente na sua vida, quem já tinha imaginado um dia ter uma conta bancária em um banco que você não sabe nem onde é fisicamente? Quem tinha imaginado comprar produtos de pessoas e lojas em que você nunca viu na vida? Então assim, o empreendedorismo digital está muito presente no nosso mercado, com Bancos Digitais, E-commerce, os influencers digitais com seus diversos infoprodutos como ebooks, apostilas, cursos, videoaulas, aplicativos, kits, etc.


Mas vamos do início, abordando o que é:

O empreendedorismo digital é a iniciativa de criar um negócio que é focado em existir pela internet, oferecendo produtos ou serviços para seus clientes, de modo a facilitar a vida do consumidor. É incrível o sentimento que temos ao comprar um tênis numa loja on-line, não precisamos pegar trânsito, pagar estacionamento entre outras coisas.


O mais difícil da vida dos empreendedores digitais é conseguir se destacar ao ponto de ser conhecido pelo menos na sua região, e eles lutam para conseguir ser vistos e lembrados e assim conseguir vender seus produtos/serviços.


No empreendedorismo digital e tradicional há mais diferenças que semelhanças. A forma que conseguem captar clientes, o atendimento, o retorno financeiro, as dificuldades, a forma de empreender são quase que completamente diferentes, mas há algo que une as duas é quando uma empresa empreende das duas formas.


A quantidade de empresas que iniciaram no empreendedorismo tradicional e estão aos poucos migrando ao digital mesmo com um espaço físico são enormes, pois perceberam que a escalabilidade do digital é maior e há um retorno maior ao captar clientes pelas redes sociais e afins.


Há também aquelas empresas tradicionais que iniciam a utilização do meio digital (facebook, Instagram, Telegram) e acabam abandonando, não sabem focar ou gerenciar as ferramentas que podem alavancar suas vendas. Se o empreendedor quer crescer sua empresa, tem que se atentar com o lado digital do seu negócio, é por lá que os futuros clientes conhecerão o seu produto.


A partir do momento em que você cria uma rede social do seu negócio, você precisa ter uma equipe especializada e atenta o tempo todo para a área digital do seu negócio. Vão ter clientes, leads, curiosos que irão entrar em contato, e você terá que atendê-los pela rede social, foque em um excelente atendimento ou então acabará ficando com fama de atendimento ruim. E ao invés de pensar que a rede social é feita pra gerar somente monetização do seu negócio, lembre-se que ela é a porta de entrada para novos clientes.


E idêntico ao empreendedorismo tradicional, o empreendedorismo digital necessita de ter um bom plano de negócio pra iniciar e ser inovador. E um bom plano de negócio também precisa ter metas a curto, médio e longo prazo para ser alcançados.


O empreendedorismo Digital nasceu para ser a porta de entrada dos E-Commerce, onde tudo é mais ágil, o custo de iniciar uma empresa é baixo, existe a possibilidade de não ter estoque (como o Drop shipping), e apesar da grande concorrência, é válido citar que existem vários nichos pouco explorados e alguns que ainda nem foram criados.


Esse universo digital é enorme, podemos falar ainda do Marketplace, em que a principal diferença dele para o E-commerce, é que ao invés de ser algo exclusivo de uma loja, ela é uma espécie de shopping digital, local que reúne diversos lojistas em um “espaço digital” como o Instagram, Facebook, OLX, Mercado livre, etc. E claro, por lá existem muitos empreendedores digitais.


Falamos de todos estes, mas tem outros exemplos como portal de cursos, serviços que são oferecidos pela internet, blogs, newsletters, criadores de conteúdo, influenciadores digitais… há um mundo inteiro de oportunidades pela internet.


Mas e quais as razões para se tornar um empreendedor digital?


1 - Investimento inicial baixo

Com um bom plano de negócio estruturado, dependendo de qual nicho ele iniciará seu negócio, pode começar com 0 de investimento inicial ou mesmo com o custo de operação baixo.


A vantagem de poder iniciar um negócio na internet com um valor baixo, é a quantidade de possibilidades que você pode criar e se algo não der certo em um nicho, há outros a disposição pra você trabalhar. É aquilo que falam por aí: Teste rápido e barato, se não der certo tenta de outra forma.


2 - Negócio do futuro

O Empreendedorismo Digital é o formato de negócio que mais cresce no mundo inteiro. (uma pequena prova aqui). É um mercado intenso e há espaço pra todo mundo.


Claro, o aumento repentino de quantidade de empreendedores digitais vem em parte por consequência da Pandemia do Covid-19. O modelo de negócio digital veio para suprir essa necessidade que era “ter que ficar em casa”. Quem imaginou que um dia poderíamos comprar comida, comprar móveis, fazer a compra de supermercado tudo no conforto de sua casa?


3 - Existe um oceano de oportunidade

Antes da pandemia, ao imaginar Educação A Distância (EAD) para as crianças, era algo inconcebível, coisa que era aceita somente para cursos superior/profissionalizante, e com a pandemia, meio que fomos forçados a migrar para o digital. Quem imaginaria que a atividade de casa seria realmente em casa.


Além do exemplo do EAD, temos o E-Commerce, o Marketplace, os bancos que se tornaram cada vez mais digitais e claro, nós como Contabilidade Digital não poderíamos ficar de fora né? Risus.


Mas e qual o segredo de ser um empreendedor digital?

Planejar!


O segredo de se tornar digital é saber planejar de acordo com o seu nicho de atuação, o formato que irá abordar seus clientes, como vai se comunicar, como pode gerir seu negócio e muitos outras coisas, tudo isso é planejamento. E depois de um bom planejamento, mãos à massa: colocar tudo em prática, testar modelos de comunicação, tentar Otimizar sempre seu negócio e sempre procurar a inovação.


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