Afinal, o que é ser empreendedor e empresário?

Afinal, o que é ser empreendedor e empresário?
Stefane Santos Freitas | Publicado em

Afinal, o que é ser empreendedor e empresário?

Atualmente com o aumento significativo de empresas no primeiro quadrimestre de 2021, houve uma grande quantidade de pessoas que se questiona se é empresário ou empreendedor (pode ver aqui no Google Trends).


Vamos responder esta dúvida atemporal e um tanto quanto confusa.


Empresário e empreendedor estão parcialmente relacionados, até por que os dois lidam com negócios e a diferença entre eles pode ser um tanto quanto subjetiva. Enquanto o empreendedor está diretamente relacionado à forma como o indivíduo enxerga e se posiciona no mundo, principalmente com relação a visão de resolver os problemas dos clientes, o ser empresário se relaciona com o fato de ter uma empresa e dominar e controlá-la de maneira eficiente, o que exige o conhecimento de gestão.


Há também aquele pensamento que empresário é aquele que tem empresa e empreendedor tem um empreendimento, mas essa não é uma boa forma de se pensar.


Empresário tem diversas atividades que demandam organização, conhecimento e uma rotina de trabalho para fazer com que os processos funcionem dentro da sua empresa. Ele necessita de conhecimentos em administração, finanças, gerenciamento de processos e pessoas, contabilidade e outros mais para o bom desempenhar das suas atividades.


Por outro lado, ser empreendedor é ter uma postura visionária e ter uma “veia” para iniciar negócios com facilidade. O empreendedor é mais ligado ao que ele é capaz de realizar, como o objetivo de inovar, colocar em prática suas ideias e propor mudanças para seu projeto, conforme a necessidade de adaptação.


O empreendedorismo está mais ligado a mentalidade e coragem do que a um cargo como no caso do empresário, sendo dessa forma uma atitude individual que pode ser encontrada em pessoas diversas, empreendedores de modo simplista são pessoas que solucionam problemas e criam novas formas de interagir com o mundo.


Dada as definições, ter essas duas habilidades demandam muitos critérios, e nem sempre um bom empresário é um bom empreendedor e vice-versa, entretanto ambos são importantíssimos para o sucesso da sua empresa. O autoconhecimento, possuir sócios e colaboradores complementares a você podem ser fatores que façam com que a sua empresa consiga inovar não deixando para trás a organização dos processos. Basicamente, você deverá ser empreendedor dentro do negócio do qual você é empresário.


Entendendo as diferenças entre os dois, vamos aos tipos e características do empresário e empreendedor.


Empresário


Individual: pessoa física que organiza a empresa de forma individual Ex: um empresário individual, sociedade limitada unipessoal (SLU) ou empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI);


Coletivo: pessoa jurídica que, em conjunto de uma equipe (sócios ou associados) que tenham um objetivo em comum, guiam a atividade econômica e gerem a empresa. Ex: empresa limitada (LTDA) e as sociedades anônimas (SA).


Empreendedor


Digital: Empreendedor que disponibiliza o produto/serviço pela internet, um E-Commerce, de forma que gere a empresa com base em técnicas de marketing;


Social: aquele que trabalha e cria negócios que sejam sustentáveis ou que é voltado em prol da sociedade, foca nas soluções da sociedade etc… Está bastante presente em organizações sem fins lucrativos (ONG’s), por exemplo;


Individual: este atua no mercado como uma empresa própria, de forma que gere quase toda a empresa com técnicas.



Claro, mesmo com base em tudo isso, não há uma divisão completa entre empresário e empreendedor, os dois coexistem e correlacionam. Porém há algo que precisamos diferenciar:


Diferença entre EI e MEI:

O MEI é um Microempreendedor Individual, mas que se trata de diferentes aspectos com o Empresário Individual. Além da denominação, eles se diferenciam com base nas atividades, faturamento anual, possibilidade de contratar funcionários, e a quantidade de obrigações acessórias. Já fizemos um artigo sobre o limite de faturamento do MEI, você pode ver ele clicando aqui.


A verdade é que a única relação entre eles é que ambos trabalham individualmente, sem sócios.


BÔNUS

Intraempreendedor:

Esse é um modelo diferente que podemos dizer que é um aprofundamento do Empreendedorismo.


Mas o que seria o intraempreendedor?


Intraempreendedor seria aquela pessoa que quer começar a empreender, no entanto, inicialmente não quer cair de cabeça em um empreendimento.


Muitos intraempreendedores começam pela necessidade da empresa em que trabalham, então não precisa necessariamente ser dono de uma empresa para empreender. Você pode empreender dentro do seu setor, do seu departamento, ou seja, onde você tiver, poderá ser um  empreendedor. Empreender está ligado a arte de resolver problemas. Sendo assim, mesmo que seja um auxiliar de um setor de uma empresa pequena, pode empreender, criando, por exemplo uma forma mais econômica, rápida e eficiente de resolver um problema que reflete em toda empresa. Pura inovação!


Você pode verificar a possibilidade da empresa aumentar a quantidade de produtos ofertados aos seus clientes, de forma que consigam oferecer um novo produto ou serviço, podendo trazer melhores resultados para empresa de forma geral ou poderá fornecer uma informação que talvez melhore o processo da empresa ou até mesmo um produto que a empresa já oferta, uma inovação. Poderá buscar formas de economizar no processo de compra levando a empresa a comprar os produtos em que necessita com maior qualidade, porém a preço mais acessível. Há muitas possibilidades, só entender qual a necessidade da sua empresa.


Gostou? Compartilhe!