5 Super dicas de gestão para empresários

5 Super dicas de gestão para empresários
Eduardo Costa | Publicado em

5 Super dicas de gestão para empresários

Eduardo Costa, o CEO da Otimizzei decidiu dar uma aula sobre gestão para empresários abordando sobre planos de negócios, análise do regime tributário, planejamento financeiro e mais. Fique com a gente que o conteúdo está completo!


Super dicas de gestão para empresários​

Eduardo Costa, o CEO da Otimizzei decidiu dar uma aula sobre gestão para empresários abordando sobre planos de negócios, análise do regime tributário, planejamento financeiro e mais. Fique com a gente que o conteúdo está completo!


1. Defina seu plano de negócio

Planejar é uma fase muito importante. Com isso, você mensura e consegue até mesmo reduzir os riscos, mas não esqueça do principal: planejamento bom é o que é feito, ou seja, é preciso agir: feito é melhor que o perfeito! Agora vamos para o conteúdo!


Antes de planejar, é preciso entender, conhecer o negócio que você vai exercer. Essa busca em aprofundar os conhecimentos sobre seu negócio já faz parte do planejamento, e ela vai ajudar seu plano a ser fidedigno com a realidade, lembre-se: quanto mais próximo da realidade for o seu planejamento, mais ele terá oportunidades de dar certo. Então, elaborar um plano de negócio é tão importante quanto executá-lo.


Aliás, já abordamos aqui na Otimizzei, como cuidar de suas finanças em 4 passos, confira aqui.


O que precisa ter no seu plano de negócio?

Basicamente você vai precisar analisar o mercado em geral, conhecer os possíveis clientes, os concorrentes diretos (mesma atividade que você) e os concorrentes indiretos (outras atividades, mas que diminuem o seu fluxo de clientes), faça uma lista dos possíveis fornecedores. Com essas informações, você vai conseguir criar seus objetivos a curto e longo prazo e definir as ações necessárias para alcançá-los.


2. Analise o regime tributário

Para começar uma empresa é preciso conhecer mais sobre o que é regime tributário e quais opções sua empresa poderá escolher, nosso sistema tributário prevê uma série de normas e leis que regulamentam como as pessoas jurídicas devem apurar seus tributos e as categorias de regime tributário, neste caso temos:


Simples Nacional – Exclusivo para micro e empresas de pequeno porte e tem o limite de faturamento de 4,8 milhões anuais.

O Simples Nacional é o nome abreviado do “Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”. Trata-se de um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido previsto pela Lei Complementar n.º 123, de 2006, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, a partir de 01/07/2007.


Lucro Presumido

Regime em que o IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica) e a CSLL (contribuição social sobre lucro líquido) são calculados com base numa presunção de lucro pré-estabelecido em lei, o regime pode ser optado por qualquer empresa que não esteja obrigada ao lucro real e o limite de faturamento desse regime é de 78 milhões anuais. Caso queira entender melhor, Veja aqui pelo próprio site da Receita.


Lucro Real

Obrigatório para empresas com faturamento acima de 78 milhões anual e IRPJ e a CSLL são calculados através da apuração do lucro real das empresas extraídos pela demonstração do resultado do exercício (DRE) e o livro de apuração do lucro real e da contribuição social LALUR  e LACS respectivamente. Veja aqui no site da receita sobre o lucro real.


Claro, além destes 3, existem mais outros que não resolvemos abordar, por hoje ficaremos devendo a vocês. 


3. Faça um planejamento financeiro

O plano financeiro vai lhe trazer a real noção do quanto você precisará ter de capital para investir no seu negócio, neste plano coloque as estimativas dos custos iniciais de implantação, a previsão de receitas e despesas, fluxo de caixa e possíveis lucros.


Claro, primeiro temos que entender o que seria o capital de giro, fluxo de caixa e suas diferenças:


Vamos iniciar com um pequeno Story Board:

Jorge, um cozinheiro, quer abrir uma lanchonete para ele, para saber o quanto iria precisar investir, fez um orçamento inicial de todos os itens que a empresa iria necessitar durante os 30 primeiros dias. Verificou que precisaria de R$ 4.000,00, então Jorge integraliza (investe) o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) de CAPITAL INICIAL com recursos próprios para abrir sua lanchonete. Então ele adquiriu os móveis e utensílios, uma central de ar e uma estufa para manter a temperatura dos salgados, comprou os mantimentos e os insumos básicos para fazer os lanches e salgados durante 30 dias e garantiu a manutenção do primeiro mês de vida da sua empresa com este APORTE DE CAPITAL.


Os R$ 4.000,00 iniciais que Jorge precisou para investir na empresa é o CAPITAL SOCIAL.​

A partir do aporte inicial, Jorge gastou o total de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), sendo os móveis e utensílios no valor de R$ 1.250,00 (hum mil duzentos e cinquenta reais), a central de ar no valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) já instalada, a estufa no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais), comprou os mantimentos para produção nos 30 primeiros dias da empresa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) e ficou com R$ 500,00 em caixa para qualquer outro gasto que possa vir a surgir na sua empresa. Então nós temos um fluxo de caixa:


Percebam que o Fluxo de Caixa nada mais é que o controle e registro da movimentação de entrada e saída. Da entrada do dinheiro pelo capital social até a saída do dinheiro com as compras, houve um processo, e esse controle é feito pelo Fluxo de Caixa.


4. Mantenha organizado o calendário de impostos

Tenha uma previsibilidade de seus custos tributários, inclua esses valores no seu planejamento financeiro e o principal, saiba exatamente o dia que deverá liquidar esses impostos utilizando de um calendário, seja no calendário da sua mesa marcando o dia de caneta, seja com uma planilha organizada, ou através de ferramentas de gestão.


Inclusive, nós da Otimizzei fazemos isso de maneira automática, notificando as datas que vencem todos os seus tributos. Praticidade? Temos, risos.


5. Conte com um bom contador

É basilar que você busque um bom profissional para lhe ajudar nessa árdua tarefa de organizar recursos e os meios necessários para desenvolver seu negócio, o contador é o cientista do patrimônio e está apto a lhe ajudar com análises úteis para a tomada de decisões, nós da Otimizzei somos um meio para evoluir o seu negócio.


Uma dica importante é sempre investir em pessoas e tecnologia, e claro, nós da Otimizzei somos um misto disso, tecnologia através do nosso sistema, e pessoas através da nossa equipe que está sempre pronta para lhe atender da melhor forma possível!


Gostou? Nosso time tem muito mais!