Mentalidade Empreendedora

Mentalidade Empreendedora
Otimizzei | Publicado em

Mentalidade Empreendedora

Muitas pessoas são infelizes e fracassam porque estão trabalhando longe de sua vocação, além de não cultivarem o exercício de pensar. Muitas vezes elas deixam escapar as boas oportunidades por não terem se preparado para navegar em águas turbulentas, que ao final, sempre se acalmam e mostram novos horizontes.


É interessante compreender que vocação nos remete ao autoconhecimento. E para compreender melhor eis que vos faço duas perguntas:


Quem é você? Qual sua missão nesse mundo?


Para compreendermos a mentalidade empreendedora temos que ter em mente que não existe uma receita de bolo, existe um caminho a ser trilhado em direção ao serviço que você deseja oferecer as pessoas e lembre-se deverá estar alinhado com sua vocação e sua missão de vida.


Para subir os degraus do sucesso é necessário e requer muita dedicação na busca de conhecimento, prática, força de vontade, perseverança essas são algumas das infinidades de recursos intelectuais que um ser humano pode aderir e implantar para empreender.


Nós seres humanos só agimos em direção a um sonho ou objetivo, quando nos deparamos em situações emocionais alegres ou tristes, por isso o ditado popular bem conhecido: “ou você realiza pela dor ou pelo amor


Então agir pelo amor é a melhor escolha de todas. Pela dor quando necessitamos de algo ou perdemos algo. Pelo amor quando você age para realizar o que você sonha.


Sem mais delongas vamos para entender as diferenças:


EMPRESA

É uma profissão. Trata-se da pessoa física ou jurídica que, por meio da junção de capital e trabalho, produz e gerencia bens/serviços ao mercado, fazendo com que a empresa cresça e tenha lucro. Para que uma pessoa exerça o papel de empresário, ela necessita de mão de obra, dinheiro, equipe capacitada, materiais e equipamentos.


EMPREENDEDOR

Com a alta concorrência do mercado, as empresas têm valorizado o perfil empreendedor dos profissionais, visto que este é um conceito que não se refere a uma profissão, mas a um comportamento. A pessoa empreendedora não precisa necessariamente abrir um negócio: ela pode atuar em qualquer campo, pois o empreendedorismo está mais ligado à identificação de oportunidades, proatividade, criatividade e vontade de agregar valor por meio da entrega de produtos/serviços inovadores.


EMPREENDER

É ter  autonomia para usar as melhores  competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação  de tempo e esforço  necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais.”


EMPREENDEDORISMO

É a capacidade e a disposição de identificar problemas e através da criatividade idealizar, desenvolver e colocar em prática soluções inovadoras que gerem mudanças ou melhorias a um nicho de mercado ou empreendimento e que causem impacto positivo à sociedade e ao dia a dia das pessoas.


Aspectos que um empreendedor tem:


Autonomia

Não existe empreendedor que não exerça sua autonomia para tomar as decisões relacionadas com o seu negócio. Esse é um dos principais motivos pelos quais  as pessoas abandonam  o emprego e a carreira para se tornarem  empreendedores. A  autonomia é a capacidade de assumir a responsabilidade pelas suas decisões, a independência na definição do seu caminho, a liberdade de constituir suas próprias regras e paradigmas  na construção do negócio.


Dedicação

Não existe empreendedorismo sem uma dose de comprometimento e determinação. Essas características, presentes em todos os empreendedores, estão fundamentadas na crença que ele tem no que faz. Ele acredita tanto no seu  negócio, tem tanto prazer em  atuar nele, que as pedras no caminho parecem pequenas diante de tudo de bom que a empresa  proporciona. O prazer de se  dedicar a esta atividade, aliada  ao otimismo sobre o seu futuro, é que alimentam a perseverança  e automotivação do empreendedor, fazendo com que ele tenha a disposição e a energia para se levantar a cada tropeço e enfrentar os desafios com alegria e engajamento.


Diferenciação

Não existe empreendedorismo sem a ousadia e coragem de experimentar algo diferente do que existia antes. Inovação e criatividade são duas palavras que estão sempre presentes em definições de empreendedorismo. Ser diferente no produto, nas suas funcionalidades, na forma de enfrentar o concorrente, em estruturas de logística e distribuição, no posicionamento no mercado e seus nichos ou em processos internos são apenas algumas das abordagens de natureza inovadora que refletem os valores do empreendedor.


Risco

Também não existe empreendedorismo sem que o empreendedor assuma algum tipo de risco. Risco é a possibilidade de alguma coisa dar errada, inerente ao processo empreendedor. Muitos fundadores bem-sucedidos creditam o seu aprendizado e a sua evolução à sua capacidade de assumir riscos, de aprender com os erros, de perseverar a cada fracasso. Muitas coisas só são aprendidas quando tentamos e erramos – esses são dois lados da mesma moeda.


Existem vários tipos de valores que o empreendedorismo gera: o valor econômico-financeiro, que pode ser traduzido por ‘lucro’; o valor intraempreendedor, quando se cria valor para o seu próprio empregador; ou o valor social, quando se gera algum impacto na sociedade ou no ambiente.


Com esta definição, ampliamos o conceito de empreendedorismo para além do negócio próprio. Este é apenas mais uma das formas de criar valor para a sociedade.


o comportamento  ou atitude empreendedora  está em todos os lugares – na dona-de-casa, no porteiro do seu prédio, na faxineira da empresa, no executivo aposentado,  na adolescente que se engaja em uma causa social. Qualquer pessoa, independentemente de credo, raça, idade, gênero, vocação, posição social e financeira, pode ter espírito  empreendedor, sem necessariamente começar seu próprio negócio.